Skip to content Skip to footer

Núcleo do

Vinho

A tradição faz o vinho e a aguardente

Vinha de Enforcado: uma tradição

Este é o sistema de condução da vinha que melhor caracteriza a paisagem vinícola do concelho de Felgueiras: a vinha de enforcado. Dependurados nas árvores, os cachos de uvas, de difícil acesso, são colhidos com o apoio de escadotes de madeira de grandes dimensões (…).

(BERNARDO, Edgar e MARTINS, Elisabete – Vivências Passadas, Memórias Futuras: a Cultura do Linho, Pão e Vinho. Edição da Câmara Municipal de Felgueiras, 2011.)

Com o passar do tempo surgiram sistemas de condução da vinha mais rentáveis e com eles a introdução de novas castas associadas ao vinho verde, também elas mais rentáveis, traduzindo-se em vinhos de melhor qualidade.

Cantares e petiscos

A produção de vinho em contexto familiar é ainda fortemente marcada pela tradição, e o dia da vindima e pisa das uvas é marcado pela festa, onde se juntam concertinas e violas e se canta em ambiente de boa disposição. Bebe-se aguardente, vinho da caneca acompanhado de vários petiscos, gerando-se um ambiente de boa camaradagem que no final conflui “numa borga”.

Eu próprio cantei muito (…). Púnhamo-nos a cantar no lagar a desafiar outros cá fora, com viola e a cantar, isso era uma coisa (…) muito bonita! Se houvesse uma pisada em tal lado nós íamos todos para tocar (…) isto agora não tem nada a ver com o tempo dantes. Antes era bonito, era uma coisa importante!

(Homem de 65 anos de S. Jorge de Vizela, in Vivências Passadas, Memórias Futuras: a Cultura do Linho, Pão e Vinho. Edição da Câmara Municipal de Felgueiras, 2011, p. 111)

Queimar o bagaço

Na produção do vinho tudo era aproveitado, pele e grainha das uvas eram transformados em aguardente vínica. Depois de produzido o vinho, as suas sobras, designadas por bagaço, eram transportadas para o alambique a fim de serem queimadas, segundo designação popular, e assim obter a aguardente vínica tão apreciada na região.

Visite o Museu

Venha conhecer um espaço único onde a tradição, a memória e o saber fazer de antigamente, são uma janela aberta para um modo de vida futuro, pautado pela harmonia entre o individuo e a natureza. Queremos que se sinta acolhido neste Museu, onde estamos prontos para o receber e empenhados em transformar a sua visita numa experiência memorável!

Conheça também os núcleos...

Pão

No núcleo do pão é possível acompanhar a reconstituição do seu ciclo de produção, desde o cultivo do milho no campo, até à cozedura no forno a lenha.

Saber mais

Azeite

Neste espaço realça-se a relativa simplicidade da produção do azeite. A apresentação do processo assenta no recurso à imponência física dos engenhos, bem como em imagens e objetos usados para a sua produção, transporte e armazenamento.

Saber mais

Linho

A magia acontece neste núcleo, onde a planta dá origem ao tecido. Aqui é possível conhecer passo a passo a mestria da confeção do linho.

Saber mais

Subscreva a newsletter

Acompanhe a atividade do museu.

Visite-nos!

Marque já a sua visita.

Visite-nos!

Marque já a sua visita.